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A estratégia, simples mas consciente, é a de trazer ao público informação enocultural útil acompanhando vinhos cuja excelência e adequação de preço transformem-nos na escolha certa de consumo para quem aprecia os vinhos de alta qualidade, seja para seu dia a dia, seja para ocasiões especiais.
Alexandre Franco
Quando criamos a WineMania, a filosofia que norteou e norteia a sua condução é a ideia de oferecermos ao público consumidor não apenas bons vinhos, mas vinhos que nós gostaríamos de degustar.
O mundo apresenta um verdadeiro mar de vinhos, das mais diversas origens, tipos, castas, preço e qualidade, e a nossa meta é sempre trazer ao consumidor vinhos que tenham um valor superior ao seu preço.
A estratégia, simples mas consciente, é a de trazer ao público informação enocultural útil, acompanhando vinhos cuja excelência e adequação de preço transformem-nos na escolha certa de consumo para quem aprecia os vinhos de alta qualidade, seja para seu dia a dia, seja para ocasiões especiais.
Com isso a nossa meta é tornarmo-nos um verdadeiro parceiro do consumidor na escolha, compra e degustação de seus vinhos, auxiliando-os na navegação por estes mares de baco.
Quando criamos a WineMania, a filosofia que norteou e norteia a sua condução é a ideia de oferecermos ao público consumidor não apenas bons vinhos, mas vinhos que nós gostaríamos de degustar.
O mundo apresenta um verdadeiro mar de vinhos, das mais diversas origens, tipos, castas, preço e qualidade, e a nossa meta é sempre trazer ao consumidor vinhos que tenham um valor superior ao seu preço.
A estratégia, simples mas consciente, é a de trazer ao público informação enocultural útil acompanhando vinhos cuja excelência e adequação de preço transforme-os na escolha certa de consumo para quem aprecia os vinhos de alta qualidade, seja para seu dia a dia, seja para ocasiões especiais.
Com isso a nossa meta é tornarmo-nos um verdadeiro parceiro do consumidor na escolha, compra e degustação de seus vinhos, auxiliando-os na navegação por estes mares de baco.
Nosso propósito consiste em curar e oferecer aos nossos parceiros e amigos uma seleção de vinhos de excelência, que representem o melhor de cada região produtora. Por intermédio de nossa cuidadosa curadoria, asseguramos que cada rótulo conte uma história única, revele uma expressão do solo, do clima e da dedicação do produtor. Assim, congregar os apreciadores de vinho com experiências memoráveis constitui a nossa missão, através da oferta de um serviço personalizado e de uma variedade seletiva de vinhos que encantam os sentidos e enriquecem os momentos da vida.
Transcender as fronteiras do comum e liderar a jornada da descoberta da enocultura são fatores que estão na centralidade da nossa existência. Buscamos visualizar um universo onde cada degustação seja o veículo para uma viagem sensorial, para que os apreciadores explorem a diversidade e a riqueza das uvas cultivadas em diferentes terroirs. Nesse contexto, vislumbramos não somente a oferta de vinhos, mas o fomento das comunidades apaixonadas que compartilham o amor pela enocultura, através da experiência singular que cada rótulo oferece.
Sempre fiéis à postura proativa, ancecipamos, a seguir, respostas para algumas perguntas que ocorrem com maior frequência, nas tratativas com nossos clientes.
Trabalhamos somente com as chapas de madeira de MDF de 15 e 18mm.
As cores que disponibilizamos para escolha são dos fornecedores: Duratex, Arauco, Eucatex, Guararapes.
Normalmente, pedimos sempre 45 dias corridos para entrega e começo de montagem, mas sempre envidamos esforços para abreviar esse prazo.
-MDF 5 anos – para defeitos de fabricação.
-Acessórios (puxadores + dobradiças + corrediças + etc. ) garantia prevista na legislação pertinente (Código de Defesa do Consumidor).
Não temos problemas em estender o fornecimento para outras regiões, mas analisamos caso a caso juntamente com o cliente sobre a distância e também sobre o tamanho do projeto, sempre buscando garantir ao cliente a melhor relação custo/benefício.
Todos os planos de financiamento são realizados através do parcelamento via cartão de crédito. Os boletos bancários também são admitidos, todavia, por se tratar de tratativas com a Instituição Financeira, há que se avaliar a incidência dos encargos financeiros para essa modalidade de financiamento.
Lá pelos meus 18 anos, já motorizado, universitário, com as obrigações junto aos estudos mas com os interesses totalmente voltados às companhias femininas, descobri o vinho. Inicialmente não pelo sabor e prazer que se poderia depreender da bebida em si, até por que à época e ao bolso de então a moda era beber aqueles famosos “garrafas azuis”, alemães de baixíssima qualidade cujo mérito único foi de introduzir o costume do consumo do vinho aos brasileiros, como foi o meu caso. O que mais me atraia na bebida, em verdade, era o poder sedutor que a acompanhava, o efeito junto à nossa convidada do abrir da rolha pelo garçom, do servir as taças, tudo bem diferente e superior ao espocar da latinha de cerveja ao ser aberta.
Desde então, inicialmente de forma lenta, meu gosto e interesse pelo vinho veio crescendo constantemente. Primeiro dos tais alemães passei aos portugueses frisantes, os chamados “Vinhos Verdes”, destes ás Astis Italianas, até chegar finalmente aos vinhos tintos secos. As importações em geral da época eram pífias, quem dirá as de vinhos, e assim iniciei pelos então muito incipientes vinhos nacionais, em especial aquele que acredito tenha sido o primeiro vinho brasileiro efetivamente “fino”, o Conde de Foucauld, um Cabernet Sauvignon que a Aurora produziu e que chegou a ser premiado na década de 80 na Europa.
Na década de 90 eu já era conhecido entre os amigos e os familiares como alguém que “conhecia” vinho, o que na verdade não passava de uma falácia à época.
Constantemente requisitado por este círculo de relacionamentos a dar opiniões e indicações, me animei a fazer meu primeiro curso de vinhos.
Estávamos, então, já na era pós Collor, com as importações liberadas que fizeram surgir muitas importadoras e lojas de vinhos e após vários cursos, em geral promovidos pelas próprias lojas comerciantes de vinho, me tornei um “rato de literatura vínica”.
Todo o material a que podia ter acesso era devorado pela minha curiosidade e interesse na bebida. A esta auto-formação somei muitas degustações acompanhadas e degustações entre amigos, além de viagens com visitações a produtores e comerciante de vinho, e com o tempo, creio, o título de “connoisseur” que sempre me atribuíam passou a ser algo mais justo.
A partir de 2007 passei a assinar uma coluna de vinhos para a revista “ROTEIRO” de Brasília, onde residia à época, uma publicação que sempre muito me agradou pelo caráter informativo e despretensioso, dirigido ao público que frequenta a cidade e seus prazeres.
O envolvimento com o néctar de Baco passou a crescer ainda mais, culminado com algumas consultorias e cursos que ministrei principalmente ao pessoal de restaurantes. Nascia, então, uma vontade de vir, um dia, a escrever um livro sobre o tema.
Finalmente, em 2012, publiquei meu livro “Cem Vinhos, Sem Frescuras” e, de lá para cá, continuei me dedicando à coluna da Revista Roteiro e em especial à degustação de vinhos pelo mundo.
A função do curador de vinhos constitui importância essencial na enocultura, e transcende a mera seleção dos melhores vinhos, abragendo, sobretudo, a compreensão sistêmica das características das regiões produtoras, das técnicas de vinificação e das tendências do mercado.
Na condição de guia experiente a orientar os amantes de vinho na descoberta de novos sabores, aromas e experiências, sua expertise não se circunscreve apenas à oferta de bebidas de alta qualidade, mas se estende, notadamente, à criação de experiências enriquecedoras com os apreciadores, conectando-os com a história e a diversidade cultural contidas em cada rótulo.
Ademais, cabe também ao curador a promoção da sustentabilidade e da responsabilidade social da indústria vinícola, priorizando produtores que homenageiam as práticas ambientalmente conscientes e éticas.
Em suma, a sensibilidade do curador de vinhos compreende muito além da tradução de notas sensoriais para orientar a escolha dos apreciadores, mas elevar a degustação a um nível de enriquecimento tal, que se equipare a uma forma de arte e aprofundamento de descobertas.
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